Saúde Emocional – 10 Passos para Você Controlar suas Emoções

A saúde emocional é uma parte importante da saúde geral. As pessoas que estão emocionalmente saudáveis têm o controle de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. São capazes de enfrentar os desafios da vida. Podem colocar os problemas em perspectiva e se recuperar das dificuldades. Se sentem bem consigo mesmos e têm boas relações.

saúde emocional controlada

Estar emocionalmente saudável não significa estar feliz o tempo todo. Significa que você é consciente de suas emoções. Que pode lidar com elas, quer sejam positivas ou negativas. As pessoas emocionalmente saudáveis também sentem estresse, raiva e tristeza. Mas sabem como lidar com seus sentimentos negativos. Podem distinguir quando um problema ultrapassa o que podem lidar sozinhos. Eles também sabem quando procurar a ajuda de seu médico.

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde define saúde emocional como: “Um estado de bem-estar no qual o indivíduo é consciente de suas próprias capacidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de fazer uma contribuição para sua comunidade”.

Diversas pesquisas mostram que a saúde emocional é uma habilidade que pode ser trabalhada e desenvolvida. Existem passos que você pode tomar para melhorar sua saúde emocional e ser mais feliz.

Caminho para o bem-estar emocional

saúde mentalA saúde emocional é uma parte importante de sua vida, que lhe permite desenvolver todo o seu potencial. Com o controle da sua saúde mental você pode trabalhar de forma produtiva e lidar com as tensões da vida cotidiana. Ajuda-o a trabalhar com outras pessoas e contribuir com a sociedade.

Também afeta a sua saúde física. Estudos mostram uma relação entre um estado de espírito otimista e sinais físicos de boa saúde. Estes incluem pressão arterial mais baixa, redução do risco de doenças do coração e o controle de um peso saudável.

Há muitas maneiras de melhorar ou manter uma boa saúde emocional.

Vejas os 10 passos que você deve seguir para manter sua saúde mental e emocional controlada:

  1. Seja consciente de suas emoções e reações. Note que o faz sentir-se triste, frustrado ou com raiva em sua vida. Tente resolver ou mudar essas coisas.
  2. Expresse seus sentimentos de forma adequada. Avise às pessoas que estão perto de você, quando algo lhe incomoda. Manter os sentimentos de tristeza ou raiva em seu interior soma tensão. Pode causar problemas em seus relacionamentos e no trabalho ou na escola.
  3. Pense antes de agir. As emoções podem ser poderosas. Reserve tempo para pensar, e estar tranquilo antes de dizer ou fazer algo que poderia lamentar.
  4. Saiba lidar com o estresse. Tente mudar as situações que lhe causam stress. Aprenda métodos de relaxamento para lidar com o estresse. Estes podem incluir a respiração profunda, meditação e exercícios.
  5. Procure o equilíbrio. Encontre um equilíbrio saudável entre o trabalho e o jogo e entre a atividade e o repouso. Dedique um tempo para as coisas que você gosta. Concentre-se nas coisas positivas da sua vida.
  6. Cuide de sua saúde física. Sua saúde física, pode afetar a sua saúde emocional. Faça exercício regularmente, comer alimentos saudáveis e durma o suficiente.
  7. Não abuse de drogas ou álcool.
  8. Conecte-se com outras pessoas. Somos criaturas sociais. Precisamos de conexões positivas com outras pessoas. Reúna-se para comer, junte-se a um grupo e cumprimente pessoas desconhecidas.
  9. Encontre um propósito e significado. Descubra o que é importante para você na vida e concentre-se nisso. Poderia ser o seu trabalho, sua família, ser voluntário, a prestação de cuidados de saúde, ou alguma outra coisa. Passe o seu tempo fazendo o que quer que seja significativo para você.
  10. Mantenha-se positivo. Concentre-se nas coisas boas da sua vida. Perdoe a si mesmo quando cometer erros, e aprenda a perdoar os outros. Passe tempo com pessoas saudáveis e positivas.

Aspectos a ter em conta

As pessoas que têm boa saúde emocional ainda podem ter problemas emocionais ou doenças mentais. As doenças mentais têm frequentemente uma causa física. Poderia ser um desequilíbrio químico no cérebro. O estresse e os problemas com a família, o trabalho ou a escola podem desencadear doenças mentais ou piorá-las.

O aconselhamento, grupos de apoio, e os medicamentos podem ajudar as pessoas que têm problemas emocionais ou doenças mentais. Se você tem um problema emocional em curso, fale com o seu médico de família. Ele ou ela pode ajudá-lo a encontrar o tipo certo de tratamento.

Neste sentido, os profissionais de saúde emocional especialistas no assunto, costumam relatar com muita frequência o fato de que há uma série de fatores que, sem dúvida, ajudam qualquer indivíduo a ter uma boa saúde emocional. Entre eles estão o relaxar, encontrar sempre tempo para cuidar de si mesmo, contar com o respaldo e apoio de amigos e familiares, e ter uma vida saudável, onde o exercício está muito presente.

Assim como a ausência de doença não representa uma garantia de saúde física, o mesmo pode ser dito em relação a saúde emocional e mental. Para determinar o estado de saúde mental de um ser humano, portanto, é necessário uma série hábitos saudáveis e ou o controle da conduta cotidiana por parte de um especialista.

Por outro lado, não se pode entender a saúde emocional como uma realidade totalmente separada da saúde física, como bem alertou os latinos em sua expressão “mens sana in corpore sano“. Os transtornos mentais estão interligados com as doenças físicas.

Muitos são os transtornos mentais que estão determinados e classificados e que, ao mesmo tempo, contam com seus respectivos tratamentos. Entre os mais frequentes nos encontramos com os transtornos de ansiedade, sob cuja denominação se englobam desde as fobias até os transtornos de pânico, os de tipo obsessivo-compulsivo ou de estresse pós-traumático.

Além disso, também existem outros transtornos mentais muito conhecidos como a depressão, os de tipo psicótico, como seria o caso da esquizofrenia, os chamados da personalidade ou os conhecidos como transtorno bipolar. Este último, em particular, é uma doença muito grave que sofrem as pessoas que têm alterações muito bruscas em seu estado de ânimo.

Pontos Importantes sobre Saúde Emocional

Há muitos motivos pelos quais as pessoas não procuram ajuda para resolver os problemas de saúde mental e emocional. O medo, a tristeza e a vergonha impedem com frequência que as pessoas e suas famílias façam algo.

Às vezes, basta ser capaz de procurar ajuda, apoio e tratamento profissional necessário que você precisa, é uma questão de mudar sua opinião sobre a saúde emocional e mudar o modo como reage diante dos problemas de saúde mental.

Apresentamos alguns pontos importantes para se lembrar:

  • A saúde mental é tão importante como a saúde física. De fato, as duas estão intimamente relacionadas.
  • Os problemas de saúde mental são reais e merecem ser tratados.
  • Não é culpa da pessoa, se ela tem problemas de saúde mental. Não se deve culpar ninguém.
  • Os problemas de saúde mental não são sinais de fraqueza.
  • Não é algo que você talvez consiga lidar sozinho.
  • Não importa se é homem ou mulher, é bom pedir ajuda especializada.
  • Há esperança. As pessoas melhoram e se recuperam com a ajuda do tratamento adequado e são capazes de desfrutar de uma vida mais feliz e mais saudável.

Muitas vezes as pessoas não recebem a ajuda de que precisam, porque não sabem a quem recorrer. Quando não se sentir bem, pode ser difícil seguir os passos necessários para conseguir melhorar. Isto porque, quando se lida com problemas emocionais ou de saúde mental, é importante não fazer isso sozinho.

O processo de recuperação da saúde combina auto ajuda e a vontade de permitir que os outros o ajudem. Receber apoio, conforto, informação, aconselhamento e tratamento profissional são todas formas de ajuda.